domingo, 26 de abril de 2015

Pico: PR18PIC 9 Canadas da Ribeirinha

Características do Percurso (adaptado de http://trilhos.visitazores.com)

“Ilha: Pico; Dificuldade: Fácil; Extensão: 10,0 Km; Tempo: 4h00m; Tipo: Linear

O “Trilho Nove Canadas da Ribeirinha” inicia-se no Caminho da Atalhada, onde é possível ver marcas das rilheiras dos carros de bois utilizados até há poucos anos.
Vire à esquerda ao pé da estrada de asfalto, fazendo um desvio na Canada da Rocha, para visitar o miradouro do Alto dos Cedros.
Vire à esquerda na estrada, e entre no Caminho da Quebrada, seguindo depois para a Canada dos Vais. De regresso ao centro da freguesia, siga pela estrada principal e entre adiante na Canada da Ladeira. No final da mesma, vire à esquerda, e entre na Canada do Mar à direita. Esta Canada leva-o até ao Porto da Baixa, uma zona balnear e de lazer. A zona da Baixa é caracterizada pelas adegas típicas e currais de produção de vinha.
Siga pelo caminho junto ao mar e, no final, entre na canada à direita. Ao chegar ao caminho, vire à esquerda e entre na canada seguinte à esquerda.
Ao chegar à costa (Ponta das Trombetas) vire à direita e siga em cima do campo de lava até ao porto do Calhau, já na freguesia da Piedade.
No final do trilho encontra uma importante bolsa de Azorina vidalli. Aqui tem a opção de seguir pelo PR3 PIC, até à Manhenha.
Direitos de Autor: Gerbrand Michielsen”
retirado de http://trilhos.visitazores.com/pt-pt/trilhos-dos-acores/pico/nove-canadas-da-ribeirinha
, onde também consta para download o mapa do mesmo em carta militar e o ficheiro para gps.

Dada a proximidade com a nossa casa chegámos a programar este trilho por várias vezes, inclusivamente a referir há alguns meses atrás que seria o nosso próximo passeio, no entanto, fomos sempre adiando, mas desta vez chegou a oportunidade.

Começámos no Miradouro da Terralta, portanto um pouco antes do início oficial do trilho marcado aproveitando para começar o dia com geocaching. Daqui seguimos até entrar no Caminho da Atalhada, que descemos ora entre árvores ora entre pastagens até atingir novamente o asfalto, onde desviámos para o miradouro do Alto dos Cedros, com uma vista fantástica.

IMG_7020IMG_7022
Miradouro Terralta (esq.) e Início do Trilho (dir.)
IMG_7038IMG_7041
Caminho da Atalhada
IMG_7043IMG_7053IMG_7059
Flor (esq.), Canada da Rocha (centro) e Miradouro Alto dos Cedros (dir.)

Continuamos a descer até atingir o Centro da Freguesia, aproveitando para fazer uma visita aos nossos amigos Oleiros Holandeses do Barro&Barro e finalmente seguimos na direção da Baixa onde terminámos o percurso, não sem antes fazer novo desvio para procurar nova cache.

Não realizámos todo o trilho pois terminámos em casa, além de que o par de quilómetros restantes já tinham sido percorridos aquando da realização do Trilho da Ponta da Ilha.

Talvez por não termos lido a informação antes, não tínhamos grandes espectativas relativamente a este trilho, no entanto surpreendeu-nos muito pela positiva… a vista dos miradouros, a quantidade de plantas comestíveis no caminho, as flores, os bosques. Lamentamos apenas o estado do Caminho da Atalhada onde não parece haver grande manutenção, correndo o risco de ser tomado pela natureza em pouco tempo.

Como já há muito tempo não fazíamos um trilho por nós, aproveitámos para passear com mais calma, apreciando tudo e tirando fotografias, levando quase 5 horas para percorrer os 8km realizados.

No fim, a Mónica teve de voltar ao início, subindo de bicicleta até à Terralta para trazer o carro de volta.

Sem comentários: