domingo, 18 de janeiro de 2015

Pico: Matos da Ribeirinha

No mês de Janeiro a Ribeirinha foi a freguesia escolhida para o percurso mensal organizado pelo município das Lajes do Pico. Desta vez tivemos como guia o Sr. Flávio que parece conhecer todos os cantos, recantos e canadas da Ribeirinha como a palma da sua mão.

Com um grupo bastante considerável saímos do centro da freguesia, subindo em direção à estrada regional, a qual cruzámos, entrando no leito de uma ribeira que percorremos por alguns metros. Saídos da ribeira entrámos em matas bem cerradas de árvores com mais de 6 metros que escondem bem a utilização anterior que tiveram como campos de cultivo de cereais. Com alguma atenção podem observar-se os muros de pedras assim como alguns abrigos dos antigos pastores.

Seguimos sempre subindo até ao cume do Cabeço da Ribeira da Laje. Daqui uma bela vista para São Jorge, mas também para o interior da ilha montanha, freguesia das Lajes e Lugar da Baixa.

IMG_5192IMG_5197IMG_5207
Garagem (esq.), Mata (centro) e Cabeços (dir.)
IMG_5209IMG_5213IMG_5221
Cabeço da Ribeira da Laje: Vista para São Jorge (esq.), Baixa da Ribeirinha (centro) e Descida (dir.) 

Após curto descanso descemos até ao caminho e seguimos até ao Cabeço da Lambisca ao qual também ascendemos. Daqui descemos de volta ao ponto de partida deste percurso.

Pelo meio de todo o percurso foi difícil absorver toda a informação sobre os locais, as plantas, e as receitas de mezinhas de medicamentos naturais feitos com estas.

Quanto ao percurso propriamente dito, este não está marcado e passam-se em alguns locais que se recomenda que se conheça ou que se vá com alguém que conheça, nomeadamente no meio da mata. Quanto ao troço no leito da Ribeira, além de bastante escorregadio, há que ter em atenção à previsão de chuva.

Sem comentários: