sábado, 27 de setembro de 2014

Pico: PR3PIC – Porto do Calhau-Manhenha, Ponta da Ilha

Características do Percurso (adaptado de www.trails-azores.com)

Ilha: Pico; Dificuldade: Moderado; Extensão: 10 Km; Tempo: 3h 00m; Tipo: Linear

“Este trilho começa junto ao Porto do Calhau (Piedade), termina no Farol da Manhenha e tem a duração total de 3 horas. Segue sempre junto à costa, grande parte do percurso segue por um antigo caminho de pescadores em rocha basáltica, popularmente designada por biscoito (lavas pahoehoe) e apresenta um grau de dificuldade mais elevado. Após algum tempo de percurso o trilho atravessa uma zona onde nidifica uma colónia de garajaus. Por isso, entre Maio e Julho não se pode utilizar esta parte do trilho. Deve, nessa altura, utilizar o percurso alternativo assinalado a tracejado no mapa, que segue diretamente para a Manhenha. O percurso atravessa algumas zonas de proteção especial. É responsabilidade de todos(as) nós contribuirmos para a sua proteção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural. Pede-se aos caminhantes que não apanhem fruta em nenhuma parte do percurso. Consulte o mapa do percurso pedestre e faça download do trilho GPS. Direitos de Autor: Gerbrand Michielsen” retirado de http://trilhos.visitazores.com/pt-pt/trilhos-dos-acores/pico/porto-calhau-manhenha-ponta-da-ilha, onde também consta para download o mapa do mesmo em carta militar e o ficheiro para gps.

Aproveitando a visita de uma Couchsurfer alemã disponibilizámo-nos para fazer uma caminhada em conjunto… em todo o caso acabou por ser apenas o Nuno a acompanhar a Lena e a irmã no percurso.

Começámos no farol da Ponta da ilha fazendo o percurso no sentido contrário ao descrito, por isso mesmo, nem sempre foi fácil seguir marcas pois estas não existem na mesma quantidade nos dois sentidos. Em todo o caso é fácil manter-nos no percurso, que por sinal é muito bonito com todas as formações rochosas, tem pouca estrada mas requere bastante atenção aonde colocamos os pés devido à rocha solta.

Chegando ao Calhau continuámos, ingressando no PR18PIC 9 Canadas da Ribeirinha (http://trails.visitazores.com/en/trails-azores/pico/nove-canadas-da-ribeirinha) onde fizemos pouco mais de 1km e subindo apenas uma das estreitas canadas, chegando a casa.

IMG_4260IMG_4265
Farol da Ponta (esq.) e Costa (dir.) 
IMG_4273IMG_4286IMG_4290
Costa

Sem comentários: