sábado, 21 de agosto de 2010

Pico – PR11PIC – Calheta do Nesquim

Características do Percurso (adaptado de www.trails-azores.com)

Ilha: Pico; Dificuldade: Moderado; Extensão: 12 Km; Tempo: 4h 00m; Tipo: Circular

“Esta pequena rota circular começa e termina em frente à Igreja da Calheta do Nesquim, freguesia com uma rica tradição na história da baleação Açoriana. Aqui, poderão visitar a casa dos botes baleeiros, transformado em museu local de elevado interesse. O percurso faz-se no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e apresenta dois pequenos desvios, um para o porto da Feiteira e outro para a Pedra Aguda, um miradouro natural por excelência.
Iniciamos a nossa caminhada junto à costa, rumo ao Portinho da Feiteira, uma pequena zona balnear muito aprazível. Após desfrutar deste magnífico local, siga a sinalética e iniciará uma subida ao longo de uma canada estreita até chegar à estrada regional. Aí, siga à sua direita e logo depois vire à esquerda continuando a subir, ora através de pastagens ora através de matas onde prevalecem os incensos e acácias.
Depois de atingir o ponto mais a Norte do percurso, siga em direcção oeste até à Pedra Aguda, local de maior altitude do percurso que oferece uma vista deslumbrante para a freguesia da Calheta e toda a zona leste da ilha. Descendo de volta à Calheta do Nesquim, irá percorrer caminhos idênticos aos já percorridos previamente. Já perto da localidade, entrará num caminho entre vinhas e passará por uma vigia de observação de Baleias em direcção ao mar. Na zona costeira, encontrará outra zona balnear chamada Baía da Poça. Finalmente, seguimos junto do Moinho do Mourricão até à Igreja, ponto final deste percurso.” (in www.trails-azores.com)

A abertura de novos percursos é sempre boa para conhecermos mais um pouco das Ilhas. Embora inicialmente bem marcado existe um local onde é necessário entrar em propriedade privada passando por uma cancela onde não existe qualquer marca. Felizmente um calhetense avisou-nos com antecedência deste facto, quando passámos por sua casa e, depois, não confiando que tínhamos entendido as indicações, apareceu na sua carrinha no dito local para que não nos perdêssemos.

[02]_Calheta2 [03]_Campainha2 [22]_Calheta2
Calheta 11:05 (esquerda), 11:22 (centro) e 14:41 (direita)
[26]_Vigia_da_Baleia2 [29]_Calheta2
15:09 Vigia da Baleia (esquerda) 18:37 Zona Balnear (direita)

Sem comentários: