sábado, 16 de agosto de 2008

Flores - PR2FLO: Fajã Grande-Lajedo

Características do Percurso (in http://www.trails-azores.com/)
"Ilha: Flores; Dificuldade: Moderado; Extensão: 10 Km; Tempo: 2h 30m; Tipo: Linear







Este trilho começa na freguesia do Lajedo, termina na Fajã Grande e tem a duração de cerca de 2h30m. Durante o percurso podem observar-se a costa oeste da ilha das Flores e os ilhéus adjacentes. O trilho passa pelas freguesias do Mosteiro, Fajãzinha e Ribeira Grande, até chegar à Fajã Grande, onde termina. Em geral, o piso é de terra batida, calçada antiga e, por vezes, é interrompido por pequenos troços de alcatrão, principalmente dentro das localidades."
Depois do bom aquecimento e motivação gerados pelo passeio do dia anterior decidimos arriscar na concretização de dois percursos num só dia. Planeámos sair de manhã da Fajã Grande em direcção ao Lajedo (sentido contrário ao sugerido), chegando a este por volta das 13:00 e partindo de seguida para as Lajes das Flores a fim de realizar o PR4FLO: Fajã de Lopo Vaz.
++
++++++ Vista da Vigia da Baleia 10:09++++++++++++++++++++Vista da Vigia da Baleia para a Fajã Grande 10:09

Demos início ao passeio às 9:41. Mal tinhamos saído da Fajã Grande fizemos um desvio (280m x 2) seguindo a indicação da existência de uma vigia da baleia. No posto de vigia tem-se uma bela vista sobre a Fajã Grande, nomeadamente sobre o emparcelamento dos terrenos. Voltando ao trilho seguimos em direcção à Ribeira Grande (10:47), seguindo-se Fajãzinha (11:09), Mosteiro (12:29) e, depois de uma estafante subida, Lajedo (13:45). Chegados a Lajedo almoçámos e uma vez que entretanto tinhamos dizimado muitos dos nossos mantimentos, procurámos pelo dono do mini mercado local para nos reabastecermos. Após termos feito a senhora sair de casa de propósito para abrir a loja, acabámos por apenas comprar uma água e um sumo, dado o empolamento do preço dos produtos.

++
+++++Costa Ocidental das Flores 10:36+++++++++++++++++++++++ Diferente perspectiva da Rocha dos Bordões 13:15
++
+++++Miradouro à entrada de Lajedo 13:34+++++++++++++++++++++ Placa indicativa no final do percurso 13:47
Foi um percurso engraçado apesar dos diversos troços de estrada. Infelizmente o nevoeiro nas zonas mais elevadas impediu que se visse na totalidade a rocha dos Bordões.
Partimos do Lajedo à espera de uma boleia até às Lajes onde tentariamos ir à Fajã de Lopo Vaz...

Sem comentários: